Com intermediação da FEC, Huap recebe sistema inteligente de gestão clínica para UTI

A Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) avançaram no projeto de integração entre as áreas de ensino, pesquisa, extensão e de atendimento clínico. No segundo semestre de 2020, a Universidade finalizou o licenciamento do Módulo UTI Adulto do Sistema Epimed Monitor para a gestão de qualidade e de desempenho para todos os leitos de terapia intensiva de adultos do Hospital.

Trata-se de uma ferramenta de gestão e eficiência que segue os melhores padrões internacionais e que permite uma profunda mudança na capacidade de avaliação da eficácia clínica da UTI. O sistema fornece informações clínicas e epidemiológicas em tempo real, como: cálculo dos principais escores de prognóstico, acompanhamento dos recursos e procedimentos, prevenção das principais complicações, além de possibilitar a comparação com todas as demais instituições que utilizam o sistema, incluindo os hospitais de excelência.

A contratação foi articulada internamente pelo gabinete do reitor e possibilitada pela Fundação Euclides da Cunha (FEC), que intermediou todo o processo administrativo de negociação e contratação da ferramenta. 

“Fechamos uma proposta que superou as expectativas, com uma redução de 40% do valor da prestação dos serviços. Temos certeza de que esta negociação teve êxito porque a empresa compartilha dos nossos princípios: o apoio à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico e o estímulo à inovação”, celebra o presidente da Fundação Euclides da Cunha, prof. Alberto Di Sabbato.

De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a solução contribui para colocar o HUAP em uma posição de vanguarda, em relação aos processos de inteligência e gestão clínica.

“O sistema reflete uma visão da administração que se pauta por dois eixos. O primeiro é a integração entre a academia e o serviço de atendimento de saúde, porque teremos uma fonte de dados extremamente valiosa e de fácil acesso, o que gera oportunidades para diversos projetos de pesquisa e aprimora a formação dos estudantes. O segundo ponto é a utilização de ferramentas de gestão inteligentes e baseadas em evidências para guiar a tomada de decisão na UTI do Hospital. Portanto, avançamos de forma estruturante na produção de conhecimento com base na população usuária do SUS e na qualificação do atendimento integral aos pacientes do HUAP”, explicou Antonio Claudio. 

O Assessor do Gabinete da Reitoria, Prof. Beni Olej, explicou que a ferramenta possibilita melhorar a qualidade e eficiência do atendimento e da gestão hospitalar. “Através deste recurso, é possível gerenciar diversos índices de produção e de custos, bem como taxas de mortalidade e permanência hospitalar e comparação com instituições congêneres e de referência. Além disso, esta iniciativa constitui mais um passo no processo que já vem sendo construído pela Superintendência, no sentido de possibilitar a acreditação do HUAP como hospital de excelência”, contou Beni Olej. 

O chefe da Unidade de Cuidados Intensivos do HUAP, Dr. Tulio Possati, enfatizou a importância de tornar a UTI do HUAP um ambiente monitorado. “O Epimed é um sistema robusto de gestão que possibilita conhecer mais profundamente nossas forças e deficiências, auxiliando-nos nas tomadas de decisões futuras”, afirma Possati. 

Entre os benefícios, destacam-se:

  • Autonomia na gestão das informações;
  • Acessibilidade e facilidade de uso – a qualquer hora e de qualquer lugar;
  • Segurança e confidencialidade;
  • Relatórios on-line e disponíveis em tempo real;
  • Análise crítica dos dados;
  • Monitorização da performance da sua UTI através de medidas risco-ajustadas;
  • Monitorar e comparar a performance de várias UTI ́s de seu hospital ou rede de hospitais;
  • Acompanhar indicadores de qualidade utilizando metodologia dos processos de acreditação hospitalar.