Projeto gerenciado pela FEC e lançado pela UFF e PMN pretende garantir o direito ao esporte e lazer em Niterói

Esporte e lazer para todos e todas.

Com o início da pandemia, medidas de proteção à saúde foram impostas, levando ao isolamento social das pessoas e, consequentemente, ao esvaziamento de espaços públicos comuns para a prática de esporte e de lazer. Uma das reflexões provocadas por essa crise sanitária é a importância desses locais para a qualidade de vida e a formação social e cultural da comunidade.

Contudo, há de se considerar que a ocupação dos espaços públicos está diretamente relacionada ao nível de investimento e à importância dada pelos municípios à apropriação desses ambientes. Foi com esta preocupação que a UFF lançou o projeto Inventário dos Espaços e Equipamentos Públicos de Lazer e Esporte e de Identificação do Nível de Acesso e das Formas de Apropriação desses Espaços e Equipamentos pela População.

A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados, uma parceria entre a Prefeitura de Niterói (PMN), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC).

“Este é um projeto que auxiliará a Prefeitura Municipal  a ter um conhecimento maior sobre todos os equipamentos e espaços públicos de esporte e lazer da cidade. Com estas informações, a gestão poderá fazer grandes transformações, gerir questões de segurança, manutenção, eventos, entre outras.  O primeiro passo para melhorias é conhecer, realizar pesquisas e planejar”, ressalta o reitor da UFF, prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

O coordenador do projeto, prof. Luiz Otavio Neves Mattos Mattos, pesquisador da Faculdade de Educação Física da UFF, destaca a importância da iniciativa no que tange à garantia aos direitos fundamentais e previstos na Constituição para qualquer cidadão. “O projeto vai ao encontro da garantia do direito constitucional de acesso a lazer e ao esporte. O esporte é pensado em suas diversas dimensões: recreativa e de lazer, educacional, estudantil e em nível de alto rendimento. Então, buscamos, por intermédio da pesquisa, possibilidades, soluções e realizar entregas para a prefeitura no sentido de garantir estes direitos.”, explica o pesquisador.

O projeto será desenvolvido seguindo seus objetivos em duas etapas. Na primeira parte, serão inventariados os espaços e equipamentos públicos de lazer e esporte das cinco Regiões Administrativas de Niterói – Praias da Baía, Norte, Oceânica, Pendotiba e Leste – e  também identificado o nível de oportunidade de acesso a estes equipamentos/espaços públicos dos habitantes residentes nestes locais. Em um segundo momento, busca-se investigar as formas de apropriação desses ambientes por parte das populações locais e do entorno.

“A nossa primeira entrega é compreender o que o município de Niterói tem e oferece à sociedade quanto aos espaços e equipamentos destinados para ocupação e uso da comunidade”, afirma o coordenador.

A pesquisa fará uso, inicialmente, de metodologia quantitativa/descritiva para a realização do levantamento, dos registros e da classificação dos espaços e equipamentos. Nesta etapa, será aplicado o IDAC – Indicador de Desenvolvimento e Acesso Cultural para identificar o nível de acesso dos moradores aos equipamentos/espaços.

Posteriormente, serão realizadas visitas para aplicação de pesquisas para conhecer o perfil dos usuários que frequentam ou moram nas proximidades dos equipamentos públicos. Segundo o pesquisador Rodrigo Fernandez, discente da Faculdade de Educação Física da UFF, o levantamento destas informações será essencial para conhecer o estado de conservação dos locais, bem como a necessidade dos usuários.

– “Iremos até estes equipamentos, praças, campos, quadras, pistas de skates, dentre outros, para identificar o nível de acesso e as formas de apropriação destes espaços pela população. Será aplicado um questionário, orientado com perguntas conforme o interesse da pesquisa: saber se a qualidade dos equipamentos está adequada, se os programas e projetos que a prefeitura oferece estão condizentes com a necessidade da população, se há falta de segurança, iluminação, por exemplo”, ressalta Rodrigo.

Com os resultados da investigação, pretende-se produzir conhecimento sobre as possibilidades e as condições de acesso da população de Niterói – crianças, jovens, adultos e idosos – aos espaços públicos. “Pretendemos com os resultados da investigação ampliar e aprimorar os dados georreferenciados presentes no Geoportal Niterói e munir os gestores públicos na elaboração de políticas de construção, de modernização e de animação de espaços e de equipamentos públicos de lazer e de esporte.”  completa o coordenador do projeto.

Outra proposta do projeto é a produção de um aplicativo que auxiliará a população de Niterói a identificar os equipamentos/espaços públicos, bem como os detalhes de localização, tamanho e estado de conservação.

“A ideia do aplicativo é unificar todas as informações que buscaremos ao longo da pesquisa. Então, no canal terá: o inventário de equipamentos/espaços públicos, a geolocalização, fotos e os projetos que a prefeitura realiza nestes espaços. Na tela abrirá um grande mapa de Niterói e o usuário poderá encontrar nele os equipamentos, bem como realizar vários tipos de filtros: localizar por tipo equipamentos/espaços públicos, exemplo praça ou quadras, ou procurar proximidades, buscando por bairros ou regiões, ” conclui o pesquisador Rodrigo Fernandez.

Confira a lista de equipamentos e espaços públicos de Niterói

Conheça a rede do Instagram do projeto: @eelaruff.