UFF se destaca em ranking internacional de universidades

Round University Ranking é um ranking das principais universidades do mundo

Mais uma vez a Universidade Federal Fluminense ganha destaque internacional por sua excelência. Dessa vez, o reconhecimento veio através do resultado do RUR World University Ranking, uma classificação internacional específica para as Ciências da Vida, que mede o desempenho institucional das principais universidades do mundo através de 20 indicadores, agrupados em quatro áreas principais: Ensino, Pesquisa, Diversidade Internacional e Sustentabilidade Financeira.

Considerando o resultado nas quatro áreas, a UFF ocupou a 5ª colocação dentre as universidades brasileiras, com destaque para a área de Diversidade Internacional, na qual nossa universidade ficou posicionada em 3º lugar do Brasil.

Segundo o Reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, diversidade é a palavra que melhor representa a UFF. “Estar nessa terceira posição é resultado do quanto avançamos na inclusão, consequência de um diálogo constante com as representações estudantis, coletivos, com a luta da comunidade acadêmica, e as ações fomentadas por meio da assistência estudantil. A categoria sustentabilidade financeira também representa muito para nós, pois ela é resultado de um trabalho exaustivo e coletivo, realizado nestes últimos dois anos para mantermos nossa universidade de portas abertas e ainda realizando obras, manutenções e importantes realizações. Em resumo, em um cenário dramático de crise financeira, por meio de parcerias e inovação conseguimos mais de 135 milhões de recursos neste período, para nossa manutenção e funcionamento”.

Nas categorias de Sustentabilidade Financeira e Pesquisa, a UFF ocupou o quinto lugar entre as instituições de ensino superior brasileiras, enquanto que na categoria Ensino, garantimos o sexto lugar. Já no ranking mundial, ficamos com a 574º posição. Essa classificação, elaborada pela RUR Rankings Agency em parceria com a empresa Clarivate Analytics, é realizada desde 2010 e, ao longo desses 11 anos, avaliou 1100 universidades líderes de 85 países.

A classificação significativa da UFF, nesta última edição, faz com que sua reputação se consolide ainda mais e traz a certeza de que estão no caminho certo para o cumprimento da sua missão, que é ser referência na produção, disseminação e aplicação de conhecimento e cultura de forma crítica, sempre em benefício da sociedade.

Com uma parceria de quase 24 anos de existência, a Fundação Euclides da Cunha já apoiou mais de 4500 projetos nas modalidades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, distribuídos em diferentes áreas de conhecimento. A FEC atua como mediadora junto às instituições de financiamento e fomento, captando recursos, identificando oportunidades e gerenciando administrativa e financeiramente os recursos provenientes dos projetos e programas da Universidade.

Fonte: https://roundranking.com/universities/fluminense-federal-university.html.