Na última sexta-feira, 18/11/2022, ocorreu a Cerimônia de Celebração dos 25 anos da Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à Universidade Federal Fluminense. O evento, realizado no Teatro da UFF, teve como objetivo compartilhar com os parceiros e com a comunidade acadêmica da UFF os resultados destes 25 anos de existência e refletir sobre a contribuição da FEC para a geração e difusão do conhecimento em benefício do desenvolvimento da sociedade.
O evento contou com a presença de convidados da UFF como ex-reitores, pró-reitores, superintendentes, diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação, chefes de departamentos de ensino, professores, técnico-administrativos, assim como secretários e subsecretários da Prefeitura de Niterói, funcionários e colaboradores da FEC e familiares e tantas outras pessoas que prestigiaram esta solenidade. Foi uma grande honra para a Fundação recebê-los.
Na mesa de abertura, estavam presentes o Reitor da Universidade Federal Fluminense, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o Diretor-Presidente da FEC, professor Alberto Di Sabbato, o presidente do Conselho de Administração da FEC, professor Fernando Bloise, a vice-presidente do Conselho Fiscal da FEC, Professora Geralda Freire Marques e a Superintendente da FEC, a senhora Mariana Quintal.
Em seu Jubileu de Prata, a FEC pretendeu mostrar o que realiza, como funciona e quais as suas potencialidades, compartilhando com o público presente assuntos muitas vezes tratados apenas internamente. Assim, a partir dos temas “Relação UFF e FEC: uma importante parceria para o desenvolvimento social”, “Um olhar sobre o desenvolvimento local: realização conjunta de projetos inovadores” e “A interveniência da FEC em projetos de inovação: diálogos sobre experiências práticas”, foram trazidas ao palco três relevantes mesas.
Com convidados parceiros com pleno domínio de suas temáticas, e a mediação dos colaboradores da Fundação, esses foram momentos de aprofundamento nos caminhos trilhados pela FEC ao longo desses 25 anos. Dessa forma, os públicos interno e externo puderam conhecer alguns projetos gerenciados pela Instituição, se emocionar com os impactos sociais gerados por eles, dimensionar a importância dos parcerias firmadas e entender melhor como funcionam as engrenagens que geram as entregas de qualidade da Fundação.
Ainda em clima de festa, foi apresentada, na ocasião, a atualização da identidade organizacional da FEC, constituída pelas suas Missão, Visão e Valores, que foram construídas de forma coletiva, a partir das contribuições de toda a equipe FEC. A novidade foi apresentada em formato de um vídeo institucional, elaborado com a participação dos colaboradores. Em uma fala emocionante e emocionada, a Superintendente Mariana Quintal afirmou:
É impossível falar de qualquer resultado da FEC sem falar das pessoas. Isso tudo só foi possível e continua sendo possível porque temos pessoas dedicadas, competentes e resilientes trabalhando na FEC. Agradecemos a você que fez parte da história da FEC até aqui, sejam da sede administrativa, como os aprendizes, estagiários, colaboradores terceirizados, prestadores de serviço, celetistas, diretores, conselheiros, bem como os bolsistas, técnico-administrativos, docentes, coordenadores de projetos, pró-reitores e reitores da UFF. Com a certeza de que estamos iniciando mais um ciclo, com a comemoração do nosso Jubileu de Prata, reforço que a história da FEC é conjugada com a história da UFF e da sociedade em que atuamos.
Viva a FEC! Que venham os próximos 25 anos!
E para completar a comemoração, após uma breve recordação da trajetória da FEC, compartilhada através das lentes da Professora Geralda Freire Marques, e da senhora Mariana Quintal, foi a vez de prestar homenagens a alguns daqueles que ajudaram a construir esta trajetória, na pessoa dos seus ex-Presidentes e dos colaboradores Andrea Dias Silva e Victor Braga Pinheiro, eleitos pela equipe para representá-los neste capítulo memorável da história da Fundação.
O Diretor-Presidente da FEC, professor Alberto Di Sabbato declarou:
“Penso que a comemoração dos 25 anos atingiu o objetivo a que nos tínhamos proposto: fazer um evento que fosse sóbrio, mas também emocionante. Conseguimos, com certeza, mostrar que a valorosa equipe de funcionários e colaboradores tem mantido a FEC em plena atividade, com competência, empenho, dedicação e resiliência. E que, ao mesmo tempo, com o estímulo do nosso reitor, prof. Antonio Claudio, temos tido a capacidade de inovar em prol de um apoio qualificado à UFF. Tenho a convicção de que nossa perspectiva de futuro é de aprimoramento da parceria entre UFF e FEC, contribuindo cada vez mais para a geração e difusão do conhecimento em benefício do desenvolvimento da nossa sociedade.”