Pescando saúde, renda e segurança alimentar: Projeto da UFF, apoiado pela FEC, promove qualidade e sustentabilidade no setor pesqueiro de Niterói

O valor da pesca em Niterói vai muito além do econômico: parte fundamental da história e da cultura da cidade, há séculos garante o sustento de famílias e até hoje atravessa o cotidiano das comunidades tradicionais e saberes populares. Soma-se a isso o destaque da cidade na produção pesqueira industrial, que junto à pesca artesanal, torna o município um dos principais potenciais pesqueiros do Brasil. Esse potencial será alavancado com a construção do Terminal Pesqueiro público da cidade, parte do plano de retomada econômica pós-pandemia em desenvolvimento pela Prefeitura, que irá gerar cerca de 20 mil empregos e beneficiar especialmente os pescadores.

Com o propósito de unir o conhecimento científico-acadêmico ao da comunidade local, a UFF, a Prefeitura de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha iniciaram o projeto “O Município de Niterói na Vanguarda da Qualidade e Sustentabilidade no Setor Pesqueiro – da Produção à Mesa do Consumidor e à Rede pública de Ensino”, financiado pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA). A iniciativa da Faculdade de Veterinária da UFF busca disseminar a importância do consumo de pescado na cidade e construir caminhos para uma produção pesqueira sustentável, alavancando esse setor econômico e melhorando a qualidade do alimento do momento da pesca até o prato do cidadão. Para isso, tem como metas transformar Niterói num modelo de gestão responsável no setor pesqueiro, conectando essa atividade com diferentes áreas da sociedade.

“Niterói tem uma longa tradição de pesca e condições ambientais excelentes para a prática desse tipo de atividade. Nosso papel enquanto universidade pública é também contribuir para o desenvolvimento da área por meio do investimento em pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. Esses saberes e fazeres não competem com os tradicionais, mas se somam a eles a fim de aprimorar a produção e melhorar a vida de todos os envolvidos, trazendo reflexos para a renda do município e a saúde pública. Nossos projetos, nas mais diversas áreas, sempre carregam um objetivo em comum: contribuir com o desenvolvimento da sociedade em todos os âmbitos, e proporcionar avanços reais para a vida do povo”, declara o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nobrega.

De acordo com Eliane Mársico, coordenadora do projeto e professora da Faculdade de Veterinária da UFF, a iniciativa atende uma antiga demanda da cidade: “O setor pesqueiro do Município de Niterói sempre foi uma atividade tradicional e que trouxe renda para o município. Em breve contaremos com um terminal pesqueiro público, tornando ainda mais necessários investimentos em pesquisa e extensão no setor. Para isso, utilizamos todo o arsenal de conhecimentos científicos produzidos na universidade para melhorar a qualidade da vida marinha e valorizar espécies de baixo valor comercial, com técnicas que podem inclusive estender a validade comercial dos produtos. Toda a cadeia de produção precisa ser acompanhada para garantir a qualidade, por isso, levamos informação para os trabalhadores e estamos elaborando um selo de garantia de qualidade, a ser oferecido a todos os segmentos que atenderem os requisitos. Assim, planejamos contribuir com a geração de renda na comunidade e com a saúde pública, além de melhorar as condições de trabalho de todos os sujeitos envolvidos nessa cadeia de produção.”

Ao valorizar as conexões entre os diferentes grupos da cidade, o projeto busca em sua fase final implantar a distribuição dos produtos na rede pública de ensino, promovendo espaços de extensão nas escolas: “Queremos sensibilizar a infância e a juventude quanto ao benefício do consumo de pescado, através de atividades lúdicas que transformem alunos em multiplicadores desse conhecimento. Unindo todos esses esforços, queremos impulsionar esse setor econômico tradicional de Niterói, que impacta também no turismo e na cultura local. É dever da universidade pública contribuir com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, numa visão macro, nosso projeto busca unir esforços à luta pela erradicação da pobreza, fome zero e redução das desigualdades”, declara a pesquisadora.

Certa de que iniciativas como a do PDPA possibilitam que o compartilhamento do saber para além dos muros da universidade, a coordenadora aponta que: “É de grande importância a interação entre o conhecimento da universidade e a ação do poder público com o ganho para população que será atendida, tanto na qualidade quanto nos negócios locais de pesca artesanal. Como inovação, nosso projeto, como tantos outros, precisa de recursos para acontecer. Por isso, a parceria do PDPA traz muitos ganhos e um início de transformação. Outro ponto importante é o entusiasmo dos estudantes, que participam de uma sólida capacitação e formação de RH capacitado para o município, uma demanda que irá crescer cada vez mais.” O projeto está presente no Instagram, canal de divulgação das suas atividades e informações para a população, disponível em @pmnuff_pescado.