Em iniciativa resultante do PDPA, Laboratório HSE Lab compensa emissões de gás carbônico com plantio de árvore

O Health, Science & Education Lab (HSE Lab), um laboratório de fabricação digital localizado no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), está demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade ao compensar as emissões de gás carbônico geradas por suas atividades por meio do plantio de uma árvore.

Essa iniciativa pioneira é resultado do Programa de Projetos Aplicados (PDPA), uma colaboração entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Prefeitura de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha (FEC). O HSE Lab, comprometido em beneficiar o ensino, a pesquisa e a extensão na UFF, além de aprimorar o atendimento aos pacientes do Hospital Universitário Antônio Pedro, está abraçando a sustentabilidade como parte integrante de suas atividades.

Giulia Brollo, estudante de engenharia ambiental da UFF e membro do laboratório, foi responsável por calcular o impacto da produção de gás carbônico durante um ano de funcionamento do HSE Lab. Surpreendentemente, o cálculo revelou que as emissões poderiam ser compensadas com o plantio de uma única árvore.

Com o apoio da Secretaria de Parques e Jardins e da reitoria da UFF,  por meio da soma, o HSE Lab realizou o plantio de uma muda de Pau-Brasil em uma área próxima ao Hospital.

O professor Claudio Tinoco, coordenador do laboratório, ressaltou a importância dessa iniciativa em busca de um futuro mais sustentável: “Estamos muito orgulhosos de compensar nossas emissões de gás carbônico por meio do plantio dessa árvore. É um gesto simbólico, mas de grande significado. Demonstramos nosso compromisso com o planeta, as gerações futuras e incentivamos os jovens a seguirem o exemplo. Imagine se todas as áreas da universidade que possuem laboratórios fizessem a compensação das emissões de gás carbônico geradas por suas atividades. Teríamos um mundo melhor, com certeza.”

O HSE Lab, por meio dessa ação sustentável, destaca-se em responsabilidade ambiental. Sua iniciativa é um estímulo para que outras instituições acadêmicas e laboratórios sigam o exemplo, tornando-se agentes de transformação em prol do meio ambiente.