Com parceria da FEC, Huap-UFF recebe doação de câmara de cintilografia

Equipamento possibilita a realização de exames e tratamentos mais assertivos, além de contribuir para o desenvolvimento de estudos e pesquisas científicas

No início deste mês, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) da Universidade Federal Fluminense (UFF), recebeu uma nova câmara de cintilografia. A doação, realizada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIAE), sediada na Áustria, por meio de uma parceria com a UFF, tem como objetivo aprimorar os exames e tratamentos oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como impulsionar estudos e projetos pesquisa. O equipamento já foi instalado e a expectativa é de que esteja em funcionamento até o final de julho.

A câmara de cintilografia é uma ferramenta importante para a área da saúde, pois obtém imagens detalhadas do interior do corpo humano, auxiliando, assim, no diagnóstico de diversas doenças e na escolha do tratamento mais adequado. Com essa tecnologia, os profissionais do Huap terão acesso a imagens de alta qualidade, permitindo uma análise com mais acuidade dos problemas de saúde dos pacientes atendidos via SUS. Dentre as aplicações estão: identificação de doenças cardiovasculares e de distúrbios da tireoide; diagnóstico de câncer; avaliação da função renal e pulmonar.

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, relatou que, com o novo equipamento, o Hospital consolida-se como referência na área da saúde, oferecendo diagnósticos precisos e tratamentos inovadores, além de fortalecer-se como um centro de excelência para pesquisa e treinamento em medicina nuclear. “Esse avanço reafirma nosso compromisso com a saúde de nossa comunidade, proporcionando acesso a tecnologias de ponta, além de potencializar nosso papel na formação de novos profissionais e na pesquisa científica de alto nível”. Além disso, o reitor expressou sua gratidão aos envolvidos no projeto: “Agradeço à Agência Internacional de Energia Atômica pela doação, e a todos os nossos parceiros que ajudaram a tornar este projeto uma realidade, especialmente o professor Claudio Tinoco Mesquita, superintendente Veronica Alcoforado, a Fundação Euclides da Cunha (FEC), a Comissão Nacional de Energia Nuclear e a nossa equipe da Proadi”.

A doação, de acordo com o professor e médico, Claudio Tinoco Mesquita, é decorrente de projetos que o Huap participa há uma década, visando o desenvolvimento e aprimoramento da medicina nuclear no Brasil, e de auditorias realizadas por especialistas internacionais. Além disso, o médico explicou que o equipamento trará benefícios significativos tanto para o atendimento aos pacientes quanto para a formação acadêmica dos estudantes da área de saúde da UFF. “O novo equipamento será muito útil para o atendimento de pacientes com câncer, doenças cardíacas, doenças neurológicas, doenças endócrinas, no atendimento de crianças, entre outros. O aparelho também permitirá, além de um atendimento moderno dos pacientes, a realização de pesquisas e ensino, pois temos estagiários e residentes na área de medicina nuclear e biomedicina”, ressaltou Claudio.

Parcerias estratégicas ampliam a qualidade do atendimento aos usuários do SUS

Todo o processo, desde o transporte até a instalação do novo equipamento, foi coordenado pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) da UFF e pela Fundação Euclides da Cunha (FEC), garantindo que a câmara de cintilografia fosse integrada à estrutura do Hospital. No Brasil, a transferência do aparelho foi realizada em duas etapas, sendo a primeira do Aeroporto do Galeão até a base da empresa contratada e, em seguida, foi transportado até o Huap. A infraestrutura já estava preparada, seguindo as recomendações da fabricante do aparelho e as orientações da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) do Huap.

A líder da Gerência de Suprimentos da FEC, Elaine Batalha, ressaltou a importância da Fundação e o esforço que realizou para trazer a nova câmara de cintilografia para o Huap, superando desafios como sensores de segurança no aeroporto, graças aos registros de importação e ao apoio da fabricante. Além disso, a gestora complementou que “a transparência foi mantida por meio de comunicações regulares da contratada com a FEC e a UFF, compartilhando fotos e vídeos, culminando no recebimento formal do equipamento pelo chefe do Setor de Engenharia Clínica do Huap, o Sr. Yasser Issmail. A operação bem-sucedida foi possível graças ao esforço conjunto de todas as partes envolvidas, seguindo os princípios estatutários da Fundação”.

Crédito da fotografia: Cláudio Tinoco Mesquita