Parceria entre a FEC, a UFF e o Ministério da Saúde impulsiona melhorias nas UPAs 24h do Brasil

Em uma iniciativa que representa um avanço na qualidade e eficiência dos serviços de saúde prestados no Brasil, a Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Ministério da Saúde, a Fundação Euclides da Cunha (FEC) e o Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), em 2020 lançou o projeto “Lean nas UPAs 24h”. A proposta, destacada por aplicar a metodologia Lean Healthcare, já impactou positivamente o atendimento em 100 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) em 18 estados brasileiros.

De acordo com o reitor da UFF, Prof. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o projeto é mais um exemplo marcante de como a UFF se dedica incansavelmente ao desenvolvimento da saúde e da ciência. “Nossa universidade tem o orgulho de liderar essa iniciativa, que busca aprimorar a qualidade e eficiência do SUS, em todo o Brasil, sendo um passo significativo para nós. Agradeço ao Ministério da Saúde e à FEC pela parceria, que foi fundamental para que essa ação fosse desenvolvida”, comemora o reitor.

O Presidente da FEC, professor Alberto Di Sabbato, explicou ainda que esta parceria entre a UFF e o Ministério da Saúde foi iniciada antes da pandemia. “O primeiro projeto, desenvolvido em 2020, foi exitoso, superando inclusive as limitações impostas pela situação crítica da época, o que propiciou a realização deste segundo projeto. A FEC sente-se realizada em ter prestado apoio à gestão administrativa e financeira destes importantes projetos, cumprindo a sua missão de contribuir para a geração e difusão do conhecimento em benefício do desenvolvimento da sociedade”, celebra o gestor.

Segundo o coordenador do Projeto Lean na UPA 24h I e II, professor Robisom Calado, a ação buscou impactar positivamente o sistema de saúde, com atividades e melhorias concretas: “Com a implementação da metodologia Lean Healthcare, alcançamos uma otimização significativa do fluxo de atendimento, reduzindo os tempos de espera (redução do tempo médio de permanência do paciente nas UPA 24h em até 30%) e aumentando a eficiência operacional das UPAs. Isso resultou em um avanço na qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes, garantindo atendimento mais rápido e eficaz.”, comenta o prof. Calado.

O projeto Lean na UPA 24h ll, foi dividido em três fases, todas concluídas com sucesso, que incluíram a realização de workshops, visitas técnicas em 50 UPAs 24h, situadas em nove estados, e acompanhamento dos resultados até março de 2023, com encerramento dos estudos em abril do mesmo ano.

Além das melhorias diretas no sistema de saúde, o programa também abordou aspectos como a capacitação dos profissionais de saúde, reorganização dos processos internos e implementação de uma cultura de melhoria contínua nas unidades básicas de pronto atendimento 24h. Desta forma, a iniciativa também fortaleceu as habilidades organizacionais e assistenciais das equipes envolvidas.

Dentre os resultados alcançados com a implementação do “Lean nas UPAs 24h II”,  destacam-se a redução nos tempos de espera com a redução do tempo médio de permanência do paciente nas UPA 24h em até 30%. Outrossim, vale ressaltar a motivação, o esforço e a dedicação dos gestores e servidores das UPA 24h, dos tutores, das equipes de pesquisa e das coordenações da UFF.

A UFF, através da publicação de 18 artigos na base de dados do SCOPUS referentes à abordagem de “Lean Healthcare”, elevou o Brasil a uma posição de destaque. Além disso, liderou as ações práticas e também conduziu pesquisas científicas em colaboração com outras instituições, como o Instituto de Fomento Educação e Pesquisa (IFEP) e o Núcleo de Pesquisa Aplicada Interdisciplinar (NPAI) sobre “Lean Healthcare”, também traduzida como “Gestão de Saúde Enxuta”.

Para o coordenador do projeto, os avanços realizados estabelecem um sólido alicerce para futuras iniciativas e a busca contínua pela excelência nos cuidados de saúde no país.

“Com base nas lições aprendidas ao se introduzir 200 projetos de melhoria, como por exemplo a implantação de 100 iniciativas de Fast Track para apimoramento do fluxo de atendimento de pacientes, e nas realizações alcançadas foram registradas mais de 1400 boas práticas nas 100 UPA 24h, com a implantação de kaizen ou melhorias pontuais, impulsionando a mudança e melhorias nas UPA 24h do Brasil, tornando-se evidente que a  implementação contínua de projetos semelhantes podem melhorar os serviços de saúde e beneficiar os cidadãos, garantindo um atendimento eficaz e digno nas UPA 24h”, finaliza prof. Calado.