FEC comemora 26 anos e afirma seu compromisso com inovação e sustentabilidade

A tarde da última quinta-feira, 23/11/2023, foi marcada por celebração! Com o propósito de comemorar o aniversário da Fundação Euclides da Cunha, foi realizado o Seminário FEC 26 anos. O encontro, que ocorreu no auditório do Instituto de Matemática e Estatística da UFF, no Campus do Gragoatá, teve como focos principais a apresentação da nova identidade visual ao público presente e a discussão da sustentabilidade entre a comunidade acadêmica, a FEC e os setores público e privado.

O evento recebeu convidados da UFF, entre os quais pró-reitores, superintendentes, diretores de unidades, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, coordenadores de projetos, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, assim como secretários municipais de Niterói e seus representantes e funcionários e colaboradores da FEC.

Participaram da mesa de abertura o Reitor da Universidade Federal Fluminense, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, a Presidente do Conselho de Administração da FEC, professora Geralda Freire Marques, o presidente do Conselho Fiscal da FEC, professor Luís Gustavo Zelaya; a Diretora do Instituto de Matemática e Estatística da UFF, professora Ana Maria Farias e o Diretor-Presidente da FEC, professor Alberto Di Sabbato. Na ocasião, todos e todas trouxeram as suas considerações sobre a relação de sucesso estabelecida entre Universidade, Prefeitura e Fundação.

Na ocasião, foi realizada, pelos professores Antonio Claudio Nóbrega e Alberto Di Sabbato, a assinatura eletrônica do Acordo de Cooperação entre a UFF e a FEC, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas para a implantação da gestão de resíduos e de mitigação de emissões de CO2 em ambas as instituições.

Em seguida, a Fundação Euclides da Cunha apresentou a sua identidade visual, que será adotada a partir de agora. A nova logo, que traz as cores laranja e azul, simboliza a sua solidez e o seu compromisso com a inovação e expressa o desejo de chegar ainda mais longe, em um processo de evolução contínua. Para deixar uma recordação da marca e reafirmar o pacto com a construção de um planeta mais sustentável, foram distribuídos copos ecológicos reutilizáveis, compostos por 87% de celulose.

Já a aguardada mesa-redonda, guiada pelo tema “Como podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável?”, contou com a participação do Professor do Instituto de Geociências da UFF, Sérgio Barros, do Secretário do Clima de Niterói, Luciano Paez, e do fundador da iniciativa Ciclo Urbano, Pedro Cordeiro. Com a mediação da Assessora de Inovação da FEC, Flora Terra, os palestrantes apresentaram questões pertinentes sobre as responsabilidades dos agentes e da sociedade.

A dose de emoção ficou por conta de Jaqueline Outor, prestadora de serviços gerais da FEC. Narrando a sua experiência com o projeto Ciclo Urbano, iniciativa adotada recentemente pela Fundação para implementar uma gestão mais eficiente dos resíduos produzidos na sede, Jaqueline destacou a necessidade da educação ambiental e dos esforços individuais para um legado mais verde às próximas gerações.

O Seminário foi encerrado com as falas potentes da atual Superintendente da FEC, Mariana Quintal, e da Assistente da Superintendência e sucessora de Mariana na Superintendência, Daniela Freitas, ao anunciarem a mudança no cargo e o significado do evento para a Equipe.

O Diretor-Presidente da FEC, professor Alberto Di Sabbato, destacou “o importante e integral incentivo que temos recebido do Reitor e do Vice-Reitor, professores Antonio Claudio Nóbrega e Fabio Passos, assim como os desafios que eles têm apresentado para a Fundação, que nos animam a adotar iniciativas como, entre outras, a de promover ações voltadas para a inovação e a sustentabilidade”.