No dia 10 de junho, segunda-feira, a equipe da Fundação Euclides da Cunha (FEC) visitou o navio-escola “Ciências do Mar III”, ancorado na Base de Hidrografia da Marinha em Niterói. A visita teve como objetivo conhecer o laboratório flutuante e entender suas demandas, visando viabilizar o apoio da FEC para o projeto do navio.
A visita contou com a participação dos seguintes representantes da FEC: Daniela Freitas, Superintendente, Maria Eduarda Bachur, líder do Núcleo de Captação e Elaboração de Projetos (NUCAP), Marco Aurélio Epifani, gerente de Suprimentos (GSUP), Valéria Brandão, gerente de Administração de Projetos (GAPRO), Clarice Ribeiro, da Assessoria Jurídica (AJU), e Anna Paula Mainoth, da gerência de Recursos Humanos (GRH). Representando a Universidade Federal Fluminense (UFF) estiveram presentes os professores Arthur Ayres, Abílio Soares Gomes e Paulo Aragon.
O Brasil possui uma vasta área de águas jurisdicionais, fundamentais para a economia, soberania e qualidade ambiental do País. Em 2018, o Ministério da Educação, por meio do PPGMAR, concedeu à UFF a gestão do navio-escola “Ciências do Mar III”, um dos quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes (LEF). Este navio apoia pesquisas oceanográficas e a formação de recursos humanos em diversas universidades do Sudeste. A gestão do “Ciências do Mar III” pela UFF, durante a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), proclamada pela ONU, destaca a Instituição na pesquisa marinha.
Construído em Fortaleza e entregue em 2020, o navio possui 32 metros de comprimento, autonomia de 15 dias, capacidade para 26 pessoas e é equipado com três laboratórios e guinchos especializados. Este laboratório flutuante oferece uma plataforma única para pesquisas em diversas áreas da oceanografia, sendo essencial para a formação de recursos humanos, a geração de conhecimento e o desenvolvimento de inovações tecnológicas para a exploração sustentável de recursos naturais marinhos.
O “Ciências do Mar III” proporciona, em especial aos graduandos e pós-graduandos da UFF, a oportunidade de conduzir pesquisas marinhas abrangentes. Com foco na produção de conhecimento científico e criação de tecnologias inovadoras, a iniciativa é fundamental para a exploração sustentável de recursos naturais marinhos, tanto vivos quanto não-vivos.
Esta visita ao navio marca o início de uma importante parceria com a UFF, na qual a FEC cumpre mais uma vez sua missão de dar apoio à pesquisa científica e ao desenvolvimento sustentável no Brasil.