FEC e UFF inovam com gamificação para motivar colaboradores

A motivação dos colaboradores é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Colaboradores motivados aumentam a produtividade e fazem os projetos prosperarem. Por outro lado, a falta de estímulo pode gerar desinteresse, prejudicando o andamento das tarefas. Ciente disso, a Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a GestQual (Software para Gestão da Qualidade) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), iniciou uma pesquisa inovadora. O estudo foca na aplicação de métodos de gamificação em plataformas de trabalho, visando integrar trabalho e lazer para promover o desenvolvimento dos trabalhadores.

A gamificação é um conceito importante nos dias atuais, inserindo elementos de jogos em tarefas rotineiras para torná-las mais atraentes e estimulantes. Além disso, de acordo com o coordenador do projeto, professor do Instituto de Computação da UFF, Esteban Clua, esta iniciativa também realizou pesquisas para entender e analisar dados sobre os usuários, buscando compreender onde poderiam haver maiores problemas ou gargalos de interação.  

Financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o apoio de taxa da bancada, a pesquisa utilizou o código fonte original da GestQual, e, com a ajuda dos desenvolvedores da empresa, foram criadas novas interfaces e novos mecanismos de uso da mesma. Além disso, foram implementados métodos de proveniência, que registram todo o processo de interação com o software, armazenando as ações, causas e efeitos de cada atividade.

O desenvolvimento desta plataforma passou por diversas etapas. Inicialmente, foi necessário compreender o funcionamento da ferramenta, estudando cada aspecto. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de métodos de gamificação adaptáveis a ambientes corporativos. Com base neste conhecimento, a arquitetura da ferramenta foi remodelada para incorporar conceitos de gamificação. Por fim, testes foram realizados com a nova versão da plataforma.

A iniciativa concluiu que estudar e avaliar como usar métodos de gamificação em diferentes cenários é fundamental para o futuro dos sistemas. Desenvolver esta competência dentro da UFF cria um diferencial tecnológico em relação a outras universidades, bem como beneficia diretamente a sociedade ter ambientes gamificados, tornando o uso de sistemas complexos em processos mais interativos e prazerosos.

O projeto busca  facilitar a inclusão de gamificação nos mais diferentes ambientes e sistemas: “Nossa expectativa é que através deste trabalho, possamos atrair outros cenários diferentes para serem gamificados e registrados por meio de técnicas de proveniência”, conclui o professor.

Além do coordenador, participam do projeto a professora do Instituto de Computação, Luciana Salgado e a doutoranda Michele Tizuka.