
A Fundação Euclides da Cunha (FEC) realizou, recentemente, uma visita técnica à Granja Capriana, localizada em Sapucaia, a cerca de duas horas da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi avaliar uma potencial parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Capriana, visando a gestão de um projeto que promova o uso sustentável dos recursos contidos na Granja e também a realização de cursos de treinamento.
Com seus 89,68 hectares, sendo 54,90 de Mata Atlântica preservada, a Granja Capriana é um exemplo de harmonia entre preservação ambiental e produção sustentável. O espaço, que conta com nascentes de água pura e um ambiente cercado por morros, oferece as condições ideais para a criação de um rebanho protegido dos barulhos e ventos da região. A Capriana busca desenvolver suas atividades respeitando a natureza, os animais e as pessoas.



Na propriedade, todos os processos são integrados, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. A energia que abastece a Granja vem de painéis solares, e a água é fornecida pelas nascentes locais. Além disso, a Granja mantém mais da metade de sua área de Mata Atlântica preservada, o que fortalece seu papel de guardiã dos recursos naturais.
A produção é realizada de forma cíclica e sustentável, onde nada é desperdiçado. As 30 toneladas de fezes produzidas mensalmente pelas cabras, por exemplo, são transformadas em húmus através de um processo de compostagem com minhocas, gerando adubo orgânico para a própria fazenda.
“Nós temos desde a lavoura para produzir o alimento dos animais, a criação dos animais, a obtenção do leite e a transformação desse leite em produtos.”
– Javier Maciel, proprietário da Granja Capriana.



Durante a visita, a FEC, junto à equipe técnica da UFF, teve a oportunidade de conhecer de perto essas práticas inovadoras e sustentáveis já aplicadas na Capriana. O termo de cooperação técnica, já firmado entre o Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) da UFF e a Granja Capriana, tem como objetivo principal o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão. A parceria permite que alunos da UFF realizem pesquisas de interesse comum e participem de atividades de extensão. Novas áreas de cooperação podem ser incluídas, conforme forem identificadas, garantindo um intercâmbio constante de conhecimento e inovação.
A parceria visa aplicar o conhecimento técnico e científico da UFF em iniciativas que beneficiem tanto a comunidade local quanto o meio ambiente. Essa colaboração reforça o compromisso da universidade em aplicar o conhecimento acadêmico em prol da sociedade, promovendo a sustentabilidade e a inovação no campo.

A FEC continuará empenhada em fortalecer essa parceria e explorar novas formas de colaboração que contribuam para o desenvolvimento sustentável e o impacto social positivo.