No dia 19 de outubro, o Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas da Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu o evento Empreendedorismo Inovador em Niterói. A iniciativa, promovida pelo Programa Acelera Niterói em parceria com a Fundação Euclides da Cunha (FEC), a UFF e a Prefeitura de Niterói, reuniu 149 empreendedores cujos projetos foram homologados no programa, oferecendo orientações sobre a estrutura e a dinâmica dos pitches que seriam apresentados à banca avaliadora. As apresentações ocorreram no dia 26 de outubro, e o resultado final dos projetos selecionados para as etapas de pré-incubação e aceleração foi publicado em 31 de outubro.
Focado no estímulo à inovação e ao empreendedorismo na cidade, o Acelera Niterói visa incentivar o desenvolvimento de negócios de alto potencial. Nos últimos meses, o programa promoveu workshops e oficinas para preparar os empreendedores em cada etapa do programa. Agora, a dedicação se volta para fortalecer os projetos selecionados, contribuindo para um ecossistema empreendedor mais competitivo e inovador em Niterói.
O Programa, uma parceria entre a FEC, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Niterói (SMCTI), a Agência de Inovação da UFF (AGIR), e o Departamento de Empreendedorismo e Gestão, selecionou projetos em duas categorias. O Grupo 1 é formado por 80 projetos em estágios iniciais, que participarão de uma etapa de Pré-Incubação para desenvolver suas ideias. Ao final dessa fase, 22 projetos serão escolhidos para receber uma subvenção econômica de R$ 60.000,00 cada, fornecida pela Prefeitura de Niterói, e serão incubados por seis meses. O Grupo 2, com 8 empreendimentos mais avançados, receberá subvenções de R$ 80.000,00 e passará por um processo de aceleração de oito meses, com foco no aprimoramento de seus modelos de negócio.
“O Acelera Niterói é um projeto que foi construído e desenhado por muitas mãos. É um grande prazer podermos fazer parte de toda essa jornada de conhecimento e estímulo ao Ecossistema Local de Inovação. É uma honra para nós podermos contribuir, mais uma vez, com o desenvolvimento social e econômico do nosso município.”
Daniela freitas, superintendente da fec
Com uma rede de suporte técnico abrangente, o Acelera Niterói oferece mentoria especializada e capacitações em áreas como gestão empresarial, marketing, vendas e tecnologia. Os empreendedores também terão acesso a laboratórios e centros de pesquisa, o que fortalecerá a inovação em seus produtos e serviços. Para acompanhar todas as etapas do Acelera Niterói, dicas de empreendedorismo e o progresso dos selecionados, acesse o site oficial do programa em aceleraniteroi.org.br.
“Este tipo de evento é extremamente importante para aproximar e movimentar o ecossistema local de empreendedorismo e inovação, e a geração de novas ideias e projetos.”
– Flora Terra, Assessora de Inovação da FEC
A Fundação reforça seu compromisso com o fortalecimento do ecossistema de inovação local por meio do Programa Acelera Niterói e da criação do Centro de Inovação Araribóia, um espaço dedicado ao suporte de startups e redes de colaboração, promovendo um ambiente ideal para o desenvolvimento de ideias inovadoras.