PROJETO:
Creche UFF

COORDENADOR:
Dominique Colinvaux

INVESTIMENTO:
38.700,00

NATUREZA DO INVESTIMENTO:
Federal

MODALIDADE:
Extensão

UNIDADE:
Pró-Reitoria de Extensão

Durante anos, o projeto da Creche UFF esteve vinculado à Fundação Euclides da Cunha. A unidade acadêmica de Educação Infantil desenvolve uma política institucional que articula a educação de crianças com ensino, formação profissional, pesquisa e extensão. O projeto é coordenado pela professora Dominique Colinvaux.

Considerada unidade de referência, a instituição foi inaugurada em outubro de 1997. Nos primeiros quinze anos, 340 crianças passaram pela Creche que tem capacidade para receber até 60 crianças com idade de um a seis anos. Ela foi criada inicialmente para atender os filhos de professores e funcionários da UFF. Mais tarde, surgiu a proposta de instituir uma unidade de Educação Infantil, com equipe multidisciplinar. A ideia consistiu em conceber um campo de investigação e prática para formação profissional e acadêmica em Educação Infantil de estudantes de graduação e pós-graduação.

No que tange ao ensino e à formação, a Instituição recebe cerca de 20 a 40 estudantes da Universidade e de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) por ano, para estágios curriculares supervisionados. Além de receber professores e dezenas de estudantes para realização de estudos e pesquisa, a Creche desenvolve seus próprios projetos sobre a infância e diversas dimensões da realidade da Creche-UFF e das unidades de Educação Infantil de modo geral.

Dominique Colinvaux

Graduada em Psicologia (Psychologie Génétique et Expérimentale) pela Université de Genève, Suíça. Mestre em Psicologia – ISOP/ Fundação Getúlio Vargas/ RJ e doutora em Educaç&

Código do projeto: 1382