PROJETO:
Estudo de vazão ecológica da bacia de drenagem dos rios localizados no entorno do COMPERJ, que deságuam nos manguezais da APA de Guapimirim e na ESEC.

COORDENADOR:
Alberto Garcia De Figueiredo Junior

INVESTIMENTO:
2.677.072,05

NATUREZA DO INVESTIMENTO:
Federal

VIGÊNCIA:
01/12/2010 à 27/01/2014

INSTRUMENTO:
NAE

MODALIDADE:
Pesquisa

UNIDADE:
Instituto de Geociência

Este projeto foi contratado pela Petrobras e criado com o propósito de monitorar a qualidade da água dos rios no entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro – COMPERJ, no período de sua implantação. Coordenado pelo professor Alberto Garcia de Figueiredo Junior, ele tem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A pesquisa ambiental consiste no cumprimento das exigências legais feitas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e pelo IBAMA, comuns à licença de construção.

Durante o processo, é realizado um estudo de vazão ecológica da bacia de drenagem dos rios que deságuam nos manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim e na Estação Ecológica (ESEC) Guanabara. O monitoramento é feito através de estações meteorológicas ligadas à internet e contemplam medições referentes a direção e velocidade do vento, temperatura, pluviosidade, umidade do solo, evaporimetria, radiação solar e nível do rio.

Nos rios Guapi-Macacu, Caceribu e Guaraí, são monitoradas a qualidade da água e a vazão para efeito de construção de curvas chaves, uma ferramenta importante na conversão de dados de cota em vazão. São também medidas seções transversais e a progressão da frente salina. Nos manguezais da APA, ao longo dos rios, foram mapeadas as ocorrências das diversas espécies de árvores de mangue

Alberto Garcia De Figueiredo Junior

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Geologia Marinha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade de Miami, EUA. 

Código do projeto: 2879