Perguntas frequentes

Confira aqui as respostas para as perguntas mais frequentes que recebemos e, caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.
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A FEC realiza a gestão administrativo-financeira de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação da UFF. Nessa atuação, a Fundação conduz atividades fundamentais para o desenvolvimento das iniciativas, como compras, importações, contratação de pessoal, atendimento (ou auxílio) a auditorias de órgãos de controle, assessoria jurídica, prestação de contas, entre outras. Assim, os coordenadores de projetos podem concentrar-se em suas atribuições essenciais.

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Sim. O apoio da FEC pode iniciar ainda na elaboração da proposta do projeto, com auxílio no planejamento orçamentário, busca de editais e captação de fontes de financiamento, submissão nas chamadas e toda orientação e envio para aprovação.

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A cobrança é feita por meio do Custo Operacional (CO), que é resultado da soma de valores referentes às Despesas Operacionais Administrativas (DOA), chamadas de custos indiretos, e de demandas das atividades envolvidas em cada etapa do ciclo de vida do projeto, chamadas de custos diretos.

Desta forma, não há um valor fixo a ser cobrado pela FEC. A cobrança é específica de cada projeto, com um montante de valor limitado a 15% da receita do projeto - conforme determinado por Lei.

A DOA (Despesas Operacionais e Administrativas) cobrada é para que FEC possa se manter em operação e com saúde financeira, honrando com seus custos fixos, que procedem da contratação de celetistas, estagiários, serviços de pessoas físicas e jurídicas, aquisição de material de consumo, material permanente, aluguel, água, luz, telefonia, informática e manutenção predial, entre outros.

Não. Como Fundação de Apoio, a FEC tem a finalidade de dar suporte na gestão administrativo-financeira dos projetos, conduzindo os processos de compras, importação, pessoal, prestação de contas, entre outras atividades.

Nesse sentido, a FEC não é uma fonte de financiamento dos projetos, ela gerencia iniciativas previamente selecionadas por agências de fomento e demais financiadores.

A FEC tem em seus recursos humanos o maior diferencial para a prestação de serviços, tanto para atuar na própria Fundação quanto para trabalhar nos projetos. Profissionais e estudantes, incluindo pessoas com deficiência, são muito bem-vindos(as) em nosso banco de talentos. Envie seu currículo através do link "Trabalhe Conosco" do nosso site ou nos envie um e-mail para  selecao.pessoas@somosfec.org.br, indicando a área de atuação.

Para acessar os documentos, bolsistas e prestadores devem acessar a área Informe de Rendimentos (site da FEC, link no topo da página) e fazer o login.

Celetistas devem entrar em contato diretamente com o RH, através do e-mail recursos.humanos@somosfec.org.br .

Os contracheques de todos os celetistas devem ser solicitados através do e-mail recursos.humanos@somosfec.org.br .

A FEC emite declaração à todos os bolsistas informando o vínculo com a universidade, vigência do termo, valor da bolsa e projeto ao qual participa. Declarações contendo as atividades executadas nos projetos devem ser solicitadas diretamente à coordenação do projeto.

Cada coordenação disponibiliza seus cursos em páginas diferentes, não há uma concentração dos links de inscrição em uma única página.

No apoio à extensão universitária, a FEC gerencia recursos humanos, financeiros e tecnológicos para eventos e cursos, além de atividades científicas, culturais e esportivas da UFF.

Com ferramentas de suporte especializadas, o trabalho da FEC abrange todas as fases de realização das iniciativas: desde as inscrições, submissão, atendimento aos participantes, pagamentos, cobranças e toda a gestão financeira.

Não. Questões acadêmicas devem ser tratadas com o(a) coordenador(a) da atividade.

As dúvidas relativas a pagamento de boletos e quitação de débitos devem ser encaminhadas para o endereço de e-mail  contas.receber@somosfec.org.br.

Sobre certificado de participação, o aluno precisa acionar a secretaria do curso no qual está inscrito.

Não. Essas questões são definidas pela instituição promotora do concurso/processo seletivo.

O fornecedor interessado deverá escrever para: suprimentos@somosfec.org.br.

As Seleções Públicas são publicadas nos sites https://somosfec.org.br/

 e  https://www.licitacoes-e.com.br/.

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