Perguntas frequentes

Confira aqui as respostas para as perguntas mais frequentes que recebemos e, caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.
Se estiver em busca de informações sobre Vagas e Oportunidades, clique aqui.

O que a FEC faz na gestão de projetos?

A FEC realiza a gestão administrativo-financeira de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação da UFF. Nessa atuação, a Fundação conduz atividades fundamentais para o desenvolvimento das iniciativas, como compras, importações, contratação de pessoal, atendimento (ou auxílio) a auditorias de órgãos de controle, assessoria jurídica, prestação de contas, entre outras. Assim, os coordenadores de projetos podem concentrar-se em suas atribuições essenciais.

Clique aqui e saiba mais sobre as soluções oferecidas pela FEC

Como buscar o apoio da FEC na gestão de projetos?

Clique aqui e preencha o formulário para o contato inicial.

Seja nosso parceiro no desenvolvimento científico, tecnológico e social do País!

A FEC pode me ajudar a captar recursos para meu projeto?

Sim. O apoio da FEC pode iniciar ainda na elaboração da proposta do projeto, com auxílio no planejamento orçamentário, busca de editais e captação de fontes de financiamento, submissão nas chamadas e toda orientação e envio para aprovação.

Clique aqui e preencha o formulário para fazer contato.

Como funciona a cobrança da FEC para realizar o gerenciamento administrativo e financeiro de projetos?

A cobrança é feita por meio do Custo Operacional (CO), que é resultado da soma de valores referentes às Despesas Operacionais Administrativas (DOA), chamadas de custos indiretos, e de demandas das atividades envolvidas em cada etapa do ciclo de vida do projeto, chamadas de custos diretos.

Desta forma, não há um valor fixo a ser cobrado pela FEC. A cobrança é específica de cada projeto, com um montante de valor limitado a 15% da receita do projeto – conforme determinado por Lei.

Por que é cobrada a DOA e não apenas o valor dos custos diretos do projeto?

A DOA (Despesas Operacionais e Administrativas) cobrada é para que FEC possa se manter em operação e com saúde financeira, honrando com seus custos fixos, que procedem da contratação de celetistas, estagiários, serviços de pessoas físicas e jurídicas, aquisição de material de consumo, material permanente, aluguel, água, luz, telefonia, informática e manutenção predial, entre outros.

A FEC financia projetos?

Não. Como Fundação de Apoio, a FEC tem a finalidade de dar suporte na gestão administrativo-financeira dos projetos, conduzindo os processos de compras, importação, pessoal, prestação de contas, entre outras atividades.

Nesse sentido, a FEC não é uma fonte de financiamento dos projetos, ela gerencia iniciativas previamente selecionadas por agências de fomento e demais financiadores.

Como faço para trabalhar na FEC e/ou nos projetos gerenciados?

A FEC tem em seus recursos humanos o maior diferencial para a prestação de serviços, tanto para atuar na própria Fundação quanto para trabalhar nos projetos. Profissionais e estudantes, incluindo pessoas com deficiência, são muito bem-vindos(as) em nosso banco de talentos. Envie seu currículo através do link “Trabalhe Conosco” do nosso site ou nos envie um e-mail para  [email protected], indicando a área de atuação.

Onde posso acessar o informe de rendimentos para declaração anual do Imposto de Renda?

Para acessar os documentos, bolsistas e prestadores devem acessar a área Informe de Rendimentos (site da FEC, link no topo da página) e fazer o login.

Celetistas devem entrar em contato diretamente com o RH, através do e-mail [email protected] .

Sou celetista da FEC, onde consigo meu contracheque?

Os contracheques de todos os celetistas devem ser solicitados através do e-mail [email protected] .

Sou bolsista e preciso de uma declaração informando que faço parte do projeto. A FEC emite este tipo de documento?

A FEC emite declaração à todos os bolsistas informando o vínculo com a universidade, vigência do termo, valor da bolsa e projeto ao qual participa. Declarações contendo as atividades executadas nos projetos devem ser solicitadas diretamente à coordenação do projeto.

Onde posso conferir e me inscrever nos cursos e eventos gerenciados pela FEC?

Cada coordenação disponibiliza seus cursos em páginas diferentes, não há uma concentração dos links de inscrição em uma única página.

Qual é a atuação da FEC na gestão de cursos e eventos de extensão?

No apoio à extensão universitária, a FEC gerencia recursos humanos, financeiros e tecnológicos para eventos e cursos, além de atividades científicas, culturais e esportivas da UFF.

Com ferramentas de suporte especializadas, o trabalho da FEC abrange todas as fases de realização das iniciativas: desde as inscrições, submissão, atendimento aos participantes, pagamentos, cobranças e toda a gestão financeira.

A FEC é a responsável pela programação, ementas e seleção de professores dos cursos de extensão?

Não. Questões acadêmicas devem ser tratadas com o(a) coordenador(a) da atividade.

Com relação aos cursos, onde tirar dúvidas relativas a pagamentos, quitação de débitos e certificado de participação?

As dúvidas relativas a pagamento de boletos e quitação de débitos devem ser encaminhadas para o endereço de e-mail  [email protected].

Sobre certificado de participação, o aluno precisa acionar a secretaria do curso no qual está inscrito.

No caso de concursos e processos seletivos, a FEC é a responsável por definir os cargos, remuneração e quantidade de vagas?

Não. Essas questões são definidas pela instituição promotora do concurso/processo seletivo.

Como posso me cadastrar para ser um fornecedor da FEC?

O fornecedor interessado deverá escrever para: [email protected].

Como acesso as informações sobre oportunidades de compras?

As Seleções Públicas são publicadas nos sites https://somosfec.org.br/

 e  https://www.licitacoes-e.com.br/.

Notícias

Acesse as redes sociais da FEC