Projeto integra Hospital Universitário Antônio Pedro-HUAP a Ensino Básico de Niterói através da Implantação de Educação 4.0

Um grupo de professores da Universidade Federal Fluminense se uniu a professores da educação básica para criar um projeto inovador de educação. Este envolve a criação de um Fab Lab no Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Antônio Pedro- HUAP.  Fab Lab é um laboratório de fabricação digital que integra diversas tecnologias e o uso do ensino baseado na resolução de problemas. Segundo o coordenador do projeto, o prof. Claudio Tinoco Mesquita a iniciativa segue a linha da Educação 4.0, que trata de uma abordagem educacional moderna ligada à Quarta Revolução Industrial.

“Este é mais um fruto do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados – PDPA, uma parceria que construímos entre a UFF, a Prefeitura Municipal de Niterói, e a Fundação Euclides da Cunha com o objetivo de elaborar e executar ações que impactam a qualidade de vida dos cidadãos de Niterói, valorizando  o alto nível do nosso corpo acadêmico. O Fab Lab Health, Science & Education do HUAP-UFF é um projeto inovador, formado por uma equipe extremamente profissional, que trará grandes benefícios para a população.” afirma o reitor da UFF, prof. Antonio Claudio Nóbrega

“O mundo de hoje é muito diferente do que era há 30 anos atrás e a educação tem que acompanhar esta mudança incorporando as maravilhas  tecnológicas inovadoras como a revolução genética, a Internet das Coisas (IoT), Big Data, Robótica, Inteligência Artificial, impressão 3D, Medicina de Precisão. Preparar os alunos de hoje para esta realidade é uma missão da universidade. O Fab Lab Health, Science & Education do HUAP-UFF fará esta ponte de união entre a universidade e esta educação inovadora. Estamos felizes com estas possibilidades e agradecemos a Direção do HUAP,  a Reitoria , a FEC e a Prefeitura de Niterói pelo apoio”. comemora o professor

O coordenador do projeto, prof. Claudio Tinoco explica que o projeto integra o uso de imagens de exames como Ecocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear para produzir os modelos tridimensionais para impressão 3D. “A impressão destes modelos de órgãos são utilizados para planejamento de cirurgias complexas, avaliar estratégias de radioterapia, educar pacientes sobre doenças.  Além disso, são muito utilizados para ensino de estudantes de medicina e de outras áreas de saúde.”

No Fab Lab integraram o laboratório de impressão 3D do Hospital com o ensino fundamental. Em breve os estudantes das escolas de Niterói  poderão participar do projeto de produção dos modelos dos órgãos cardíacos, entendendo a anatomia e fisiologia destes órgãos, da produção dos modelos computacionais com treinamento em computação, com a escolha e características de materiais que envolve física e química e, finalmente, terão um atividades educacionais sobre maior entendimento da biologia.

O Fab Lab está em fase final de implantação. No momento o projeto possui uma sala no segundo andar do HUAP e os equipamentos estão sendo selecionados para compra para o momento em que a verba for disponibilizada. Um dos primeiros projetos será a impressão de corações 3D para ensino de estudantes de medicina e biomedicina. 

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar de diferentes áreas do conhecimento que se reúne regularmente: Cláudio Tinoco (Coordenador), Prof. Flávio Seixas (vice-coordenador), Instituto de Computação da UFF, Prof Alair Sarmet, Chefe do Serviço de Radiologia do HUAP, Fernando Fernandes, Físico e Chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, prof.ª Cristina Delou, do Instituto de Biologia e o senhor Alberto Lazzaroni, Diretor do Colégio Brasil-França. A equipe também conta com o apoio da estudante da graduação de engenharia de telecomunicações, Celine Lacerda, do Lucas Getirana, da Escola de Engenharia da UFF, bem como do prof. Felipe Gouvêa da PUC.

Toda estratégia de comunicação e divulgação do projeto está sendo elaborada. A identidade visual está pronta, logotipo, cores e conceito. Para conhecer mais sobre o projeto acesse o Instagram: https://bit.ly/3q6nc1l. Em breve o Fab Lab Health, Science & Education do HUAP-UFF terá um novo portal disponível para acesso.