UFF conquista 70 novas vagas de docentes, maior número entre as universidades federais

A Universidade Federal Fluminense (UFF) teve uma conquista muito importante para ampliar seu corpo docente. O Ministério da Educação liberou 70 novas vagas para a UFF na Portaria Nº. 213 de 2021, maior número entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). 

De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, essa será a maior expansão do quadro docente da UFF em quase 10 anos. “A distribuição de 70 vagas para a UFF foi um resultado excepcional! Essa conquista é muito valiosa para consolidar a expansão da Universidade com seu perfil multicampi, reduzindo assimetrias e a escassez de docentes nos departamentos, a despeito das imensas dificuldades que o momento nos impõe”, comemorou o reitor.

No final do ano passado, o MEC abriu processo de trocas de pontos por códigos de vagas docentes. Segundo o Coordenador de Pessoal Docente, Ricardo Carrano: “a administração da UFF argumentou junto ao MEC pela liberação de novos códigos de vagas, apontando a necessidade de expansão do corpo docente para ampliar e aprofundar sua missão institucional, que vinha sendo limitada pelo desequilíbrio histórico no banco de professor equivalente. As contas foram refeitas várias vezes em interação com a Secretaria de Educação Superior (Sesu) e intermediação do Gabinete do Reitor, resultando em uma liberação muito expressiva de vagas”.

Esses 70 códigos de vagas docentes que são novos e, portanto, representam uma expansão do corpo docente da UFF, só poderão ser preenchidos a partir de 2022, de acordo com a Lei Complementar nº. 173 de 27 de maio de 2020. O provimento dos cargos será realizado a depender da disponibilidade orçamentária para novas contratações.

Além disso, outras nove vagas, que poderão ser preenchidas já em 2021, foram identificadas a partir de um processo interno minucioso de gestão do Banco de Professor Equivalente (BPEq), realizado pela Coordenação de Pessoal Docente (CPD/Progepe). O próximo passo é o encaminhamento do assunto pelo Gabinete do Reitor ao CEPEx, que decidirá sobre critérios e demais procedimentos para distribuição dos códigos, em consonância com suas atribuições definidas no Estatuto, em seu artigo 26, inciso 12. 

Num momento de tantas dificuldades, a ampliação das vagas docentes representa uma conquista poderosa da comunidade acadêmica da UFF para a consolidação dos compromissos históricos de expansão e de capilarização da sua presença por todo o estado do Rio de Janeiro, assim como um instrumento de construção de novos caminhos para nossa Universidade, um organismo vivo que se transforma junto com o mundo e oferece soluções para os desafios contemporâneos e emergentes.